sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A Escola e o Trabalho por Projetos

Hoje em dia se ouve falar muito, em contextos escolares, da importância do trabalho por projetos. Diretores de escolas freqüentemente se orgulham do fato  de que em suas escolas só se trabalha por projetos. Coordenadores pedagógicos às vezes destacam o fato de que em suas escolas há projetos que vêm sendo desenvolvidos há anos... E assim por diante.
Há muitas coisas que a expressão “trabalho por projetos” pode significar em um contexto escolar. De pronto distinguirei três de seus sentidos. Ao dizer que a escola trabalha por projetos:
  •  Uns podem ter em mente que a escola tem um “projeto pedagógico” (que, às vezes, é chamado de “projeto político-pedagógico”) e que tudo que se faz na escola é pautado por esse projeto.
  • Outros podem ter em mente que os professores encaram as disciplinas que ministram como verdadeiros “projetos de ensino”, que eles planejam, executam (ministram para os alunos), e, por fim, avaliam (a avaliação sendo feita tanto do aluno como do professor).
  • Outros, ainda, podem ter em mente que a aprendizagem que é mais importante para os alunos se dá quando eles próprios definem e elaboram projetos do que desejam aprender – vamos falar aqui em “projetos de aprendizagem”.

Esse terceiro sentido da expressão aponta para uma nova Metodologia de Aprendizagem – que chamaremos aqui de “Pedagogia de Projetos de Aprendizagem”.
                                                   
 Eduardo O. C. Chaves

2 comentários:

  1. Um blog assim tão bonito, claro que eu vou voltar a visitar para conferir os conteúdos. Parabéns, dupla!

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  2. Muito bonito mesmo Nilton, inclusive pelo conteúdo divulgado. O trabalho com projetos já é uma realidade em nossa rede, precisa ser visualizado e multiplicado. PARABÉNS!!!

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