segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Escolas municipais participam do relato de experiência no Proler

Aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de setembro no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) o XVI Encontro Regional de Leitura do PROLER com o tema: “Leitor, Leitura: Um encontro de Amor”. Professores da Rede Municipal participaram de palestras e oficinas com bastante interesse e entusiasmo.


Levando em consideração que os mesmos já se envolvem diretamente com a temática da Leitura em suas salas de aula e anseiam alcançar novos horizontes através do desenvolvimento de aptidões para construção do leitor enquanto ser crítico socialmente construído, esse encontro propiciou troca de idéias que certamente contribuirão para a vivência de práticas de leitura mais dinâmicas e consistentes nos espaços escolares.No dia 29 pela manhã as escolas Lunolândia, Isaura Costa e Otávio Camões participaram do relato de experiências  exitosas com Projetos de Leitura desenvolvidos nas respectivas escolas. Com linguagem clara e objetiva os educadores  apresentaram as ações que foram desenvolvidas no interior das escolas e que tiveram sua culminância nos desfiles cívicos, demonstrando que a leitura enquanto conceito ultrapassa a concepção estruturalista da linguagem e se apodera das condições sociais do homem, produto e produtor da cultura letrada. Dessa forma, os relatos apresentados não apenas enriqueceram o encontro com sugestões de experiências de leitura nos espaços escolares, como também ratificaram a idéia de que ler vai além da decodificação dos signos escritos à medida que se transforma em produto da interação entre o sujeito leitor e o texto.A diretora Maria das Graças Porto e o corpo docente da Escola Lunolândia relataram na oportunidade sobre a execução do projeto “Brincando no mundo da Leitura” e apresentou detalhes das atividades lúdicas e prazerosas realizadas pelos professores com suas respectivas turmas, externando para os presentes a importância do trabalho com diferentes gêneros textuais desde os primeiros anos, como forma de desenvolver nos alunos laços de amor e gosto pela leitura.Na apresentação do Projeto “Vivendo o mundo da leitura” o profº  Ronaldo S. Rocha, diretor da Escola Isaura Costa fez o relato das atividades de leitura desenvolvidas pelos professores, envolvendo alunos do Ensino Fundamental I, com o objetivo de sensibilizá-los para a questão da leitura como forma de ver e entender o mundo e a si mesmo e, dessa forma, constituir-se em um processo de autoconhecimento e, portanto, de formação. Assim, as ações realizadas expressaram as necessidades, as inquietações e os desejos dos alunos-leitores.A Escola Otávio Camões representada pela diretora Maria das Graças Seibert apresentou detalhes do projeto multidisciplinar “Lendo e Conhecendo: nossa gente e o Meio Ambiente”, cujo objetivo foi propiciar aos alunos a prática da leitura ecologicamente correta. Assim, através de ações experimentais e reflexivas os alunos puderam perceber a leitura como forma de conhecer, pensar e transformar informações em práticas e utopias em ideais. Descobriram que a leitura suscitava o desejo de refletir, transformar, propor, cultivar, conscientizar e lutar e que só assim conseguiriam transformar o ambiente, o ser humano e o mundo.

Por Graça Seibert


2 comentários:

  1. Parabéns!! a Secretaria vem desempenhando um papel de grande importância na educação de nossa cidade. O Blog ta muito bacana. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Átila e Sônia,
    Vocês simplesmente ARRASARAM no blog! Parabéns!! Parabéns também pelo belíssimo trabalho que desenvolvem na Secretaria de Educação de Itapetinga. Muito orgulho do trabalho de vocês!
    Abraço carinhoso,
    Adriana

    ResponderExcluir