ESCOLA MUNICIPAL ISAURA SANT’ANACOSTA.
PROJETO:
Vivendo o Mundo da Leitura.
Itapetinga BA
2011
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PROJETO:
Vivendo o Mundo da Leitura.
Elaboração
e Realização:
Escola
Isaura Sant’Ana Costa
Corpo
Docente, Secretaria, Coordenação e Direção
Público
Alvo: Alunos do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental
Duração:
06 meses
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Era uma vez...
A Ana lê muito devagar,
só uma letra de cada vez.
Enquanto ela está só a letrar
a Sara letra duas ou três.
A Ana tem tempo de lá chegar.
Os pés, os tês, os bês, os mês,
não fogem se ela se demorar.
A Sara quer acabar e começar outra vez.
A Ana lê e põe-se a pensar
nos quês, nos porquês, nos para quês,
e volta atrás para confirmar
porque, afinal de contas, talvez.
A Sara prefere entrar
nas palavras, nos desenhos, e ficar.
Existir no meio das histórias, em vez
de ver, viver;
em vez de pensar, de pausar, de perspicar,
ser ela a ser o que o herói fez.
Sai dos livros sem sair do lugar,
e corre o mundo de lés a lés.
A Sara lê assim, a Ana mais devagar,
e depois ficam as duas a conversar.
A Ana conta: «Era uma vez…»
E a Sara: «Era eu
uma vez…»
O pássaro da cabeça, Ed. A Regra do Jogo.
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Projeto: Vivendo o Mundo da Leitura.
JUSTIFICATIVA
Não
se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os diversos textos.
Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito
apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade e o desejo de
ler nas crianças e adolescentes.
Partindo desse princípio e
tendo em vista que o trabalho com leitura tem como objetivo a formação de
leitores competentes e conseqüentemente, a formação de escritores, pois a
possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática de leitura
sabendo da importância da leitura e escrita no processo ensino-aprendizagem é
que propomos esse projeto trabalhando com os diversos gêneros textuais de modo
a proporcionar um contato constante as diversas leituras e releituras para que
os alunos construam uma visão plural e globalizada do espaço em que estão
inseridos.
Assim sendo, este projeto
justifica-se pela necessidade de leitura do mundo contemporâneo, a partir da
observação de um tempo, de um espaço e de uma cultura diferente e que traduz o
melhor da literatura enquanto arte: a vida analisada através de grandes temas.
OBJETIVO
GERAL
·
Despertar e incentivar nas crianças e adolescentes o
prazer da leitura, e o que a mesma pode proporcionar, dentro de um processo de
autoconstrução de conhecimento promovendo
momentos de leituras e releituras para transformar, entender e contextualizar o mundo em que vive
despertando o senso crítico e analítico em nosso meio.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Incentivar
o hábito da leitura e estimular a criatividade das crianças e adolescentes.
·
Formar alunos-multiplicadores de leituras na
escola;
·
Estimular a leitura por prazer, por meio de
atividades lúdicas;
·
Desenvolver estratégias de leitura e produção de
textos;
·
Proporcionar,
através da leitura, momentos de lazer, diálogos e reflexão sobre as questões
que fazem parte da nossa sociedade.
·
Proporcionar às crianças e adolescentes o contato com as histórias
em quadrinhos através de diferentes oficinas apresentadas pelos professores;
·
Oportunizar aos sujeitos leitores, a possibilidade
de repensar o real, pela compreensão mais aprofundada dos aspectos que o
compõem, através das várias oportunidades de leitura;
·
Estimular o gosto pela leitura vivenciando emoções,
fantasias e imaginação, compreendendo que escreve-se para que alguém leia e
torne-se conhecedor;
·
Desenvolver as capacidades das habilidades
lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever;
·
Compreender a intenção, o ponto de vista de quem
escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido segundo suas
vivências, ampliando sua visão de mundo;
·
Propor situações de práticas leitoras com os
diferentes tipos e gêneros textuais;
·
Incentivar os educandos a participar de concursos
de leitura e redação promovidos pelas entidades educativas;
·
Oferecer
atividades dinâmicas e criativas envolvendo histórias em quadrinhos e os
diversos gêneros textuais;
·
Valorizar o gênero narrativo das HQ como uma fonte de diversão,
humor, aventura e porque não incentivo a outros gêneros literários;
·
Produzir coletâneas de contos de fadas recontados pelas classes;
·
Produzir coletâneas de contos reescritos a partir da visão de um
dos personagens da narrativa;
·
Produzir fábulas a respeito de preocupações mais atuais das pessoas,
ou fábulas humorísticas;
·
Produzir um capítulo a mais, a ser inserido em um determinado
conto de aventuras lido pela classe ou escolhido pelos alunos ou classe.
·
Produzir encartes que contenham instruções para jogos criados
pela classe.
·
Produzir um jornal mural temático (por exemplo, sobre as perdas
que a biosfera vem sofrendo, candidatos da próxima eleição e suas plataformas
de governo, questões sociais, etc.);
·
Organizar um jornal mural em que se elaborem comentários
críticos sobre as principais polêmicas do mês;
·
Produzir vídeos em que sejam lidos contos ou poemas, para que
outras escolas possam ter acesso aos trabalhos realizados, inclusive para que portadores
de necessidades educacionais possam acessá-los;
·
Organizar seminários sobre temas de interesse das classes para
ser apresentados às diversas turmas da escola;.
·
Organizar e participar de um debate sobre determinado tema de
relevância social (como preconceito racial, internacionalização da Amazônia,
trabalho infantil, diversidade cultural, entre outros).
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·
Leitura
e produção de textos;
· Leitura e releitura de diversos gêneros textuais;
·
Pesquisas
orientadas;
·
Trabalho
com letras de músicas;
·
Campeonatos
/ concursos de leitura e produção textual;
·
Confecção
de cartazes, murais e painéis;
· Assistir a vídeos (filmes, desenhos, documentários, reportagens)
· Leituras de diversos gêneros textuais com uso do microfone;
· Apresentação / exposição de aulas e outros com uso do Data show;
·
Confecção
de livros (histórias, contos, causos, dicionário, receitas e outros);
·
Produção
de jornais falados e escritos;
·
Realização
de recitais, peças teatrais, jograis e dramatizações;
·
Trabalho
com receitas e modos de preparo;
·
Estudar,
conhecer e produzir regras para jogos diversos;
·
Realização
de uma olimpíada de português e matemática;
·
Jogos
lúdicos;
·
Rodas
de leitura,
·
Artesanato,
Teatro, Dança e Música,
·
Contação
de histórias,
·
Passeios
e visitas a museus, praças, monumentos e outros
·
Brincadeiras,
·
Desenhos
e Pinturas;
·
Sessão
cinema, dentre outros
· Culminância (Apresentação, pelas
turmas, dos trabalhos realizados durante os meses de abrangência do projeto no
desfile em comemoração à Independência do Brasil – 07 de Setembro)
RECURSOS
·
CDs
e DVDs;
·
TV
e DVD;
·
Livros,
jornais e revistas;
·
Som
(micro sistem e caixa amplificada com microfone);
·
Data Show
·
Cartolinas, pincéis, tintas;
·
Lápis de cor;
·
Gravuras, recortes e desenhos;
·
Câmera Digital;
·
Papel Ofício;
·
Computador;
·
Materiais
diversos;
·
Recursos
pedagógicos diversos;
·
Recursos
Humanos.
METODOLOGIA
Percebendo a necessidade de
fazer acontecer uma educação voltada para autonomia, para a ética, para a
valorização da diversidade cultural e para busca da identidade é que idealizamos
esse projeto, com o objetivo de desenvolver atividades práticas voltadas para
uma concepção humanística, com o intuito de contribuir na formação de cidadãos
criativos e inventivos, capazes de refletir, de descobrir, de ouvir o outro, de
respeitar o diferente, de analisar situações e buscar soluções. Neste processo,
a leitura constitui um dos instrumentos de extrema importância e necessário
para o individuo compreender o mundo, compartilhar das experiências diversas e
reelaborar suas próprias experiências.
Compreendendo que a
aprendizagem do indivíduo é algo que deve ser construído socialmente, no âmbito
das relações humanas, esse projeto utilizará oficinas, trabalhos artísticos,
palestras, dramatizações, exposições, trabalho em grupo, aulas expositivas,
debates, teatro, desenhos, passeios, rodas de leitura etc de modo que a leitura
seja colocada como instrumento de participação, mudança e renovação
sócio-cultural.
Acreditamos que a reflexão
acima justifica a intenção deste projeto, uma vez que, busca a recuperação ou o
renascimento qualitativo da leitura na escola, na sala de aula e, ao mesmo
tempo, repensa e altera as funções do espaço pedagógico, como um todo. Por
isso, pretendemos a partir desse projeto fazer com que todas as atividades
desenvolvidas tornem-se espaços significativos de aprendizagem, lugar de
experimentação, realização, confronto, êxito, construção, reflexão.
Dessa forma, os
procedimentos metodológicos elaborados para o Projeto Vivendo o Mundo da Leitura baseiam-se em alguns critérios: O
aluno terá acesso constante a diferentes tipos de leitura / gêneros e formas
textuais através de livros, jornais, revistas, filmes, documentários, dentre
outros. Serão estimulados a criar o hábito da leitura, orientados nas
atividades de leitura e na construção de resumos dos textos em estudo, o que
permite uma melhor compreensão e assimilação de cada assunto. Na continuidade
do trabalho durante o decorrer do projeto serão propostas atividades de leitura
e formas de textos a ser desenvolvidas sempre com a orientação dos professores.
Todas as atividades serão divididas e distribuídas por etapas como as descritas
a seguir:
1ª ETAPA: (Março / Abril – Histórias em
Quadrinhos, Textos Bíblicos, Contos e Fábulas)
Cada
etapa desse projeto iniciará sempre com uma breve apresentação por parte das
professoras mostrando os tipos de textos que serão trabalhados em sala de aula
e as atividades sugeridas a priori e que serão relacionadas a cada fase, a cada
momento em especial, os campeonatos, a olimpíada, as rodas de leitura, os
vídeos, os jogos e todas as outras. É um momento de proporcionar aos alunos um
contato inicial, leituras leves e descontraídas, divertidas e empolgantes
sempre objetivando cativar a turma e envolver os participantes na realização
dos trabalhos posteriores.
Nesta
primeira etapa as atividades serão desenvolvidas utilizando gêneros bem
divertidos e atrativos como as histórias em quadrinhos, os contos e as fábulas,
além dos textos bíblicos durante a Páscoa. Nesse momento cada turma
desenvolverá textos, produzirão histórias, reescreverão outras contadas e
assistidas, produzirão murais, painéis e pinturas a partir das histórias, terão
um contato íntimo e constante com cada tipo de texto trabalhado.
Todos
os trabalhos desenvolvidos nesse projeto deverão acompanhar as datas
comemorativas de cada mês, relacionando cada uma às produções e atividades
promovidas, realizadas. O fechamento desta etapa será marcado por apresentações
relacionadas à Páscoa, seu significado e conceitos, sempre respeitando e
valorizando a diversidade cultural e religiosa encontrada em cada turma, na
escola.
2ª ETAPA: (Maio / Junho – Poesias e
Textos informativos / instrucionais)
Após a apresentação dos gêneros textuais
que serão trabalhados nesta etapa através de leituras, releituras, exibição de
vídeos, audição de músicas, execução de diversas atividades com o gênero
poesia, os alunos estarão preparados para produzir seus próprios textos /
poesias que serão selecionadas durante todo esse período para apresentação em
forma de recital, jograis e/ou dramatizações em um momento especial organizado
pela escola para homenagear as mães, uma maneira bem interessante e prazerosa
de promover a integração da comunidade escolar. Cada situação será previamente
organizada pela professora da classe que ficará responsável pela realização do
evento.
Ainda nesta etapa, trabalhando com
os gêneros de informação / instrução cada turma realizará exposições, estudos
de regras de jogos, bulas de remédios, receitas, montará painéis e murais
informativos sobre temas de relevância sócio-cultural, atual e de caráter
globalizado, além de produzir um pequeno caderno de receitas juninas, por
turma, que sequenciará de um momento de degustação de algumas receitas
relacionadas ao mês de Junho e que servirá como fechamento do Primeiro Semestre
Letivo de 2011.
3ª ETAPA: (Julho / Agosto – Notícia /
reportagens / documentários e Folclore)
Nesta
etapa, após apresentação e estudo sistemático e direcionado dos gêneros
citados, cada turma deverá montar um jornal falado destacando temas de
relevância e interesse dos alunos, neste jornal deverão acontecer entrevistas e
reportagens com pais de alunos aproximando a família da escola, comemorando com
os pais seu dia, além da realização de palestras com convidados que poderão
palestrar sobre diversos temas atuais e realização de seminários que poderão
ser apresentados pelos próprios alunos às diversas turmas da escola. As
atividades de leitura, releitura e escrita serão constantes em sala de aula.
Cada professora deverá trabalhar de forma criativa utilizando de muitos
recursos para promover momentos de prazer e aprendizagem durante o desenvolvimento de
cada ação do projeto. Todas as ações terão que ser cuidadosamente explicadas e
acompanhadas pela professora da turma, para que os alunos sintam-se capazes de
produzir conhecimento, tomar gosto pela leitura e tornar-se verdadeiros
leitores / escritores.
Outro momento interessante e de
grande importância será o trabalho desenvolvido a partir da tradição
folclórica, as atividades a serem desenvolvidas terão como base os ditos
populares, as cantigas de rodas, as lendas e parlendas, os trava-línguas, as
piadas e provérbios e todos os conhecimentos relacionados ao folclore
brasileiro e em especial o nordestino. Será feito um resgate da cultura popular
nordestina através das diversas leituras, releituras e produções. Esta etapa
deverá ser encerrada com apresentações sobre o folclore para toda a escola,
danças, teatro, música, e outros.
4ª ETAPA: (Setembro – Desfile de 07 de
Setembro - Independência do Brasil)
A
última etapa desse projeto não menos importante que todas as outras trata-se da
culminância, um momento a ser realizado na praça central de nossa cidade, o
Desfile de 07 de Setembro em comemoração à Independência do Brasil. A escola
irá preparar um resumo de todas as atividades de leitura desenvolvidas durante o
projeto para apresentar no desfile.
AVALIAÇÃO
Em nosso cotidiano estamos
constantemente avaliando e sendo avaliados por aqueles que conosco estabelecem
processos de interação, mesmo que muitas vezes não o percebamos
conscientemente. A avaliação é parte integrante do processo
ensino/aprendizagem e ganhou na atualidade espaço muito amplo nos processos de
ensino. Requer preparo técnico e grande capacidade de observação dos
profissionais envolvidos.
Assim sendo, neste projeto, as funções da avaliação serão de diagnóstico,
de verificação e de apreciação onde o alvo do aluno deve ser a aprendizagem e o que de
proveitoso e prazeroso dela obtém, tendo como metas o desenvolvimento das
competências previstas no projeto educacional, o desenvolvimento do gosto e
significação da leitura. Uma avaliação com critérios de entendimento reflexivo,
conectado, compartilhado e autonomizador no processo ensino/aprendizagem
durante a realização de todas as atividades propostas em sala de aula e com
toda a escola.
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